HOME | HISTÓRICO | TÉCNICAS | TRABALHOS | ARTIGOS
PALESTRAS | MONOGRAFIAS | CURRÍCULO | CONTATO
ARTIGOS

PANORAMA HISTÓRICO
DUAS ERAS E DUAS REVOLUÇÕES
INDUSTRIAL E VIRTUAL

Volta

Por Eneida Verri Bucco Oliveira
São Paulo - 2010

   

        Os dois textos analisados falam de temas bastante diferenciados, porém similares na sua atuação em relação ao  processo que revolucionou as duas épocas distintas, do século XVII para XIX com a Revolução Industrial e do século XX para o XXI com a chegada da  era da tecnologia, especificamente da Era da Computação.
        Os dois textos dados para estudo falam de épocas e realidades diferentes, porém tendo em comum o mesmo fator, que é a  mudança revolucionária que ocorreu devido  à chegada e adoção destas novas tecnologias na vida do homem.
        O final do século XIX foi um período marcado por grandes mudanças  com o apogeu de novas descobertas na ciência moderna, marcada sobremaneira por um insaciável desejo de conquista e domínio cultural, intelectual e científico.
        No último quartel do século XIX foram  grandes e impressionantes as mudanças,  dando inicio às novas descobertas, com premissas básicas do pensamento científico, social e tecnológico, afetando as áreas da medicina, com a descoberta da cura de doenças com Pasteur e Sabin; a descoberta do rádio com Mme. Curie, futuramente a radioatividade; a descoberta da máquina a vapor de Newcomen, mudando o conceito de velocidade; o descobrimento da eletricidade com Thomas Edson, trazendo, para o homem comum, conforto  que antes era privilégio de poucos.
        Nas ciências físicas,  com as novas teorias de Einstein, as quais revolucionaram os conceitos do pensamento científico, colocando o homem diante de novas idéias e questionamentos sobre o Universo e o papel humano diante dele, mudando assim os conceitos sobre a metafísica.
        Foi neste meio  de profusão de novas descobertas científicas, filosóficas e sociais que o século XX transcorreu, influenciando o comportamento das pessoas e revolucionando toda e qualquer teoria já existente.
        Esta confrontação aconteceu em muitos níveis,  dividindo os  mundos da religião, política, literatura, ciência e artes, trazendo novas maneiras de pensar e agir.  Nos fins da era vitoriana, com a industrialização, a Europa vive mudanças com a vinda da classe rural  para os centros urbanos, gerando assim um novo conceito de urbanismo, influenciando mudanças dos  hábitos  anteriormente apenas rurais.   Conseqüentemente o homem e a mulher saem para novos tipos de trabalho, que antes era exclusivamente no campo.
        Quando se cotejam estas duas épocas, é aceitável uma comparação, no sentido de que as duas revoluções, a Industrial e a Virtual,  ambas trouxeram descobertas  revolucionárias e importantes para o modus vivendi do Homem, proporcionando uma mudança no ritmo de vida das pessoas, devido à uma maior velocidade dos meios de comunicação.
        O PC trouxe  uma comunicação imediata agilizando o mundo dos negócios, dos estudos e das comunicações em geral. A velocidade, tão necessária, que este sistema trouxe para as pessoas, não tem comparação com nenhuma mudança de hábitos e costumes em toda História, dinamizado o mundo profissional  e pessoal de todos, praticamente.
        O mundo virtual muda também o conceito artístico, pois desde que adotado em filmes e televisão, o ator principal  passou a ser a figura virtual, tem sua beleza, porém  será que não corremos o perigo de uma lenta desumanização, priorizando uma técnica virtual?
        Bill Gates pode ser comparado às mentes privilegiadas dos grandes descobridores do século XIX em seu empenho e intelectualidade, que  o fez descobrir caminhos de um  futuro tecnológico,  trazendo melhorias para a vida do homem.         Entretanto, suas descobertas referem-se  ao mundo impessoal da máquina, ao passo que os outros descobridores do passado se voltavam para descobertas  intelectuais, sociais  e humanistas, mesmo sendo nas áreas científicas.
        Avanços na área filosóficas e humanistas diferem dos avanços na área tecnológica, pois são diferentes em sua essência, considerando também que o momento atual moderno possui uma dinâmica bastante diferenciada da realidade do século XIX e XX.
        Sem relação à afirmativa: “PC será no futuro algo que dependeremos o tempo todo”. Podemos afirmar  que isto já está ocorrendo  em todas as áreas de atividades abrangendo  todo tipo de pessoa em diferentes classes sociais, idades e profissões, em toda parte do mundo.  Se dúvida o PC  foi introduzido no dia a dia de todas as pessoas dinamizando os meios de comunicação, educação e dos negócios.
        Como no período no século passado homem produziu inúmeras descobertas revolucionárias com a industrialização,  e no século XIX com o Iluminismo, época da Revolução Francesa,  estas mudanças foram  caracterizadas pela revolução intelectual.         Atualmente, no século XXI temos  uma nova revolução: a Virtual.  Nota-se que toda mudança de século se caracteriza por uma dramática mudança de novas idéias e descobertas.
        A revolução do PC, com sua complexidade faz com que adentramos o novo século e milênio em meio de fantásticas descobertas tecnológicas, mudando  radicalmente o que vimos e vivemos anos atrás. Certamente as futuras gerações assistirão a outras transformações ainda mais avançadas, proporcionando nova maneiras de viver.
        A crescente complexidade  e criatividade da era do computador, comparada com os séculos anteriores, trouxe mudanças radicais a rotina de vida dos homens, jamais imaginadas. O que o futuro reserva não sabemos, provavelmente outras mudanças virão, para melhor, esperamos.

   
Volta